Organização do frigorífico

12:45




Olá!

Em minha casa deparo-me várias vezes com o frigorífico de pernas para o ar. Às vezes fico a pensar se durante a noite não entrarão para lá algumas criaturas muito curiosas e que deixam tudo fora do sítio só para "cuscarem" tudo o que lá está dentro (risos). Em vossas casas também vos acontece?

Assim, andei a fazer algumas pesquisas para ver se consigo manter aquelas criaturas malvadas longe do meu frigorífico e resolvi partilhar convosco algumas dicas que descobri e que vou experimentar.

Aqui ficam algumas dicas que eu achei interessantes experimentar. 

Em minha casa eu tenho um frigorífico combinado, o frigorífico é na parte superior e a arca congeladora é na parte inferior, e no meu caso não acumula gelo, mas caso o frigorífico acumule gelo convém ser retirado com a espátula que costuma vir junto com  ele, porque o gelo faz com que o consumo de energia seja maior. 

O que colocar na porta:
Devido ao constante abrir e fechar do frigorífico, aqui devemos colocar alimentos que aguentem bem a variação da temperatura. Como os sumos, os condimentos e os molhos. Os ovos que temos por hábito colocá-los na porta, devemos deixar de o fazer. Porque são mais sensíveis às diferentes temperaturas. 

Na prateleira superior:
Aqui devem ser colocados todos os alimentos que precisam de maior refrigeração, como os iogurtes, os queijos, natas, alimentos cozinhados e molhos.

Nas prateleiras do meio:
Nestas prateleiras devemos colocar as sobras das refeições, os produtos de charcutaria guardados dentro de tupperwares, saladas preparadas e doces de comer com a colher.

Nas prateleiras de baixo:
Devemos usar para colocar os alimentos crus e que vão ser usados em primeiro lugar.

Nas gavetas do fundo:
Aqui colocamos as frutas e os legumes, mas devemos deixá-los separados.

Antes de qualquer organização é importante retirar tudo do frigorífico para o limpar e depois voltar a guardar os alimentos por tipo. Uma dica para manter tudo nos devidos lugares é usar caixas organizadoras para cada um dos alimentos. Outra dica tem a ver com as validades dos produtos, a primeira coisa a entrar é a primeira a sair. E não esquecer que todos os alimentos devem estar devidamente protegidos para não se contaminarem uns aos outros.

Manter o frigorífico organizado e limpo ajuda-nos a aproveitar melhor os alimentos e também a cuidar melhor da saúde da nossa família, porque se não o mantivermos limpo as bactérias poderão contaminar os alimentos. 

Espero que tenham gostado das dicas.
Beijinhos.

You Might Also Like

1 comentários

  1. felizmente a mim não me acontece isso, consigo ter tudo organizado :)
    boas dicas!

    Voar Viajar Viver

    ResponderEliminar

Blogs Portugal

Instagram